segunda-feira, 12 de março de 2007

Quanto mais tempo passa, mais dinheiro se gasta...


O Pan 2007 está se aproximando, e são assustadoras as cifras que o acompanham.
É simplesmente inacreditável a quantia que já foi gasta e que ainda vai ser para a realização dos jogos panaméricanos no Rio de Janeiro.Primeiramente orçado em R$ 386 milhões o custo desse capricho Brasileiro pode chegar a casa dos R$ 5 bilhões, aproximadamente 13 vezes o valor do primeiro orçamento.Fato totalmente inaceitável em um país com tantas outras prioridades como o nosso.Mesmo levando-se em conta os empregos gerados direta e indiretamente, o desenvolvimento do turismo, a publicidade positiva para o país, não dá pra entender ainda o porque dessa obra.
O Brasil é um país que enfrenta problemas como a fome, o analfabetismo, o desemprego,é um lugar onde as pessoas dependem de um sistema de saúde precário e a violência é um "carro desgovernado" que a cada dia atinge níveis mais altos e ninguém sabe onde vai parar.
Será que realmente queremos nesse momento desenvolver o nosso turismo, dando lucro aos grandes hoteleiros ao invés de investir esse dinheiro para a preparação de nossas crianças e jovens para dar um futuro melhor ao país?! Investimentos em eventos são um tiro no escuro, mas o investimento no conhecimento é duradouro, certo e sempre traz bons frutos.
Sara Pontes

10 comentários:

Anônimo disse...

certeza viu..
falou tudo!!!
isso é inaceitável=\\
chega a ser ridículo um país como o nosso 'gastando' (ou não, pq como tds nós sabemos aí tbm tem muito desvio de verba) tanto dinheiro com coisas, q podemos caracterizar como, superfulas..
¬¬


parabéns pelo texto, amiga;p




PS.: só pra não perder o costume..=X
AMO VC!
haiuahuiahiu...
=***

Tarcísio Filho disse...

Acho que a discussão e outra Sara, a trajetória de um páis que recebe um evento panamericano e se preparar para receber uma olimpíada sonho de muitos Brasileiros, sobre os gastos Sara isso foi um orçamento, não necessáriamente o valor real tem que ser igual ao de uma orçamento, voçê ja deve ter tido alguns exemplos disso. ja sobre o comentário da Ana Clara, não concordo quando voçê disse que está havendo desvio de verba, lembre-se que é um evento internacional fiscalizado pelo COI e etc, etc, etc, qualquer desvio pode causar a mudança de sede dos jogos e entre outras causas. Sara esta discussão ta sendo feita pela Globo, veja e Folha de são Paulo, mais porque? Porque o atual Governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral não foi apoiado por estes veículos e mais estas empresas não receberam a exclusividade do PAN, o que as deixou muito indignadas, perdendo espaço RECORD, SBT e etc. bem por isso todo este terrorismo que estão fazendo em cima disso, estão visando seus candidatos para 2008... b-jo ... voçê continua em uma ascedência espetacular...

Sara Pontes disse...

Respondendo ao Tarcísio,
Querido amigo e colega,
Em primeiro lugar quero dizer que sua opinião é totalmente válida.Concordo com o fato de que tudo é manipulado hoje em dia para atender aos intereses dos poderosos, muitas vezes politicos e gente da mídia.Mas,Minha fonte de informação não foi a rede globo e também não foi a folha de Sp, mas isso também não interesa, o ponto que quero chegar é que eu sei muito bem o que é um orçamento e também sei que existe alguma coisa muito estranha quando um orçamento supera as espectativas em 13 vezes,acho que voc~e também vai concordar, e outra o sonho de muitos brasileiros pode ser ter como sede de um evento tão importante o seu país mas pergunte para as famílias nessecitas o que elas iriam escolher. Um investimento nos problemas de infreisntrutura, saúde, educação... ou ter o país sede de jogos panamericanos?!
Bjo amigo!

Anônimo disse...

é sarinha, é difícil entender como o país investe esses milhoes no pan americano, visto que nosso país está sofrendo um estado crítico de pobreza e violência. mas é isso ai, o povo também quer pao e circo! :)

Anônimo disse...

olá!!!!
adorei seus textos jornalisticos!!!!

não posso falar muito pq meu empresário não deixa!!!
vida de artista é osso!!!!!
mas vou fazer meu blog e quando estiver pronto quero que você sempre passe por lá como tambem eu estarei aqui!!!
beijus!!!!

Tarcísio Filho disse...

Bem eu falei que o sonho de muitos Brasileiros e de qualquer país e sediar uma Olímipiada, pode peesquisar e ver em todas as cidades que sediaram uma, a transformação em infra-estrutura é de 0 a 200, e o Pan- e só o texte para uma futura Olimpíada.
e sobre o Orçamento pode chegar esta variável sim, pois existe mudanças de preços e imprevistos, converse com um engenheiro e ele vai lhe explicar isso... isso e normal de aconteçer em uma obra, avalí em várias obras como são as que estão ou ja foram contruídas la no Rio, são vários complexos. Outra justificativa também é que o orçamento que eles fizeram tinha em vista so a ajuda de patrocinadores e a verba do Governo do RIO, mas ano passado o Governo Federal a partir do ministério dos esportes e cidades passaram a repassar verba, consequentemente se aumentando os gastos.

Sara Pontes disse...

Se no começo eles contavam com o governo do RIO e patrocinadores, porque foi injetado mais dinhero?! Esse dinheiro podendo ser empregado em outra coisa?! No inicio não ia dar só com o dinheiro do rio? ninguem se mete onde não sabe não...

Tarcísio Filho disse...

Na verdade iria da mais muito pobre o envestimento... tiveram que cortar partes do projeto, agora com os outros apoios resgataram as partes do projeto tornando-o rico e melhor como originalmente...

Sara Pontes disse...

Se podia ser mais simples..porque não faze-lo para investir o resto em outras áreas muito precisadas...?!

Tarcísio Filho disse...

Por que um evento desse porte não pode ser simples, por que se o Brasil so poderia investir simplesmente outros paises poderiam fazê-lo com mais estrutura, e o Brasil não teria ganho a disputa... se o Brasil se dispôs a fazer um belo evento tem que fazer e superar as espectativas, isso também é DIPLOMACIA, MARKETING de nossa terra, MAISSS TURISTAS, MAIS INVESTIMENTOS, mas pessoas vão querer saber mais do páis, e conheçer seus problemas sociais, trazendo mais ajuda ao nosso país...foi isso que aconteçeu recentemente com Santo Domingo, onde aconteçeu o último Pan-Americano